sábado, 22 de novembro de 2008

Sonho Médio

O que é feio? O que é bonito? Gisele Bündchen é bonita? É uma pintura. Mas é bonita? A guerra de ser a mais beleza-padrão-imposta pode ser encarada com uma tentativa de encurtar o sucesso. Sucesso com o trabalho, com a sociedade, com a aceitação de um modo geral.

"Preciso ser aceito". A feiúra e a beleza é relativa de cada um. Conheço vários rapazes que, notoriamente, não são da beleza-padrão-imposta e atraem várias raparigas cheias de blush e pó compacto (uma espécie de photoshop arcaico). Há quem diga que seja a inteligência que ela nunca irá ter, outros, que seja a conta bancária carente de um destino "mais apropriado".

Agora EU? Eu gosto de magrelas? Gosto. Gosto de magrinhas? Gosto. Gosto de pneuzinho do lado? Gosto. Gosto de uma barriguinha de leve? Adoro. Gosto de loiras? Gosto. Morenas? Gosto. Ruivas? Adoro. - Mas tranqüilamente é uma regra que é mais preferência do que regra propriamente.

Segue a campanha, creio eu, conhecida por todos da Dove, onde se vislumbra a beleza dos diferentes tipos de mulher:



Tantas vezes fui questionado (desde a infância) quando estava afim de uma menina e os meus amigos ou amigas comentavam: "Ela não é muito bonita não..." acompanhado de uma cara meio desaprovadora. Pensava e ainda confirmo o pensamento de antes: 'Não quero somente a loirinha de olhos azuis, mas busco jeito, riso, harmonia, diversão e um pouco de conteúdo'. Nem sempre quero um rostinho limpo, simulador de um arfresco angelical.

Dentes perfeitos? Gosto. Dentes com alguns problemas naturais que não prejudicam a saúde? Adoro. São detalhes que se aplicam a mim, mas não necessariamente se aplicam à você. Sou bombardeado desde pequeno pela aquela aparência de ser invejada. Será que sou um merda? Não. Sou natural. Sou isso e ponto. O que posso fazer é sentir bem, saudável e com muita coisa boa para passar adiante.

Ah! A publicidade é sempre a realidade fake do que se realmente vê. Plástico, descartável e artificial. Sebastião Salgado que revela a beleza da beleza natural - não imposta por alguma cultura e sim por pura genética, por pura combinação de gens que se afloram de duas pessoas e resultam na perfeição humana.

Afinal, a perfeição está na estética ou no seu conceito? Cada um busca pra si seu sonho de se tornar uma referência do belo-imposto. Imposto que eu pago todo dia, nas ruas, nas praças, nos outdoors, na internet, na televisão nas revistas e jornais.

O que você busca para si? O culto à pele ou o culto do natural? Acreditem, o natural é mais belo do que o artificial. É um sabor sem papas na língua, seco e úmido, ardiloso, sincero e muitas vezes nú e cru.

Ou você ainda vai querer o sonho médio? "IT'S UP TO YOU, MY BOO!"


Dead Fish - Sonho médio (MTV Ao Vivo)
*letra nos comentários

Próximo Tema: Funk

3 comentários:

Gabriel Zambrone disse...

"Amanheceu mais uma vez
É hora de acordar para vencer
E ter o que falar
Alguem para mandar
Uma vida pra ordenar
Poder acumular
e ai então viver, viver e prosperar,
Mais nada a pensar,
Me myself and I,
E assim permanecer,
credicard e status quo é tudo que
penso ser, ilusão é questionar.

O sonho médio vai, vai te conquistar
e todo dia iremos juntos ao shopping pra gastar.

Ter e sempre acreditar, princípio meio e fim
A hipocrisia vai vencer
Vou sorrir para você
Será uma festa em meio a caos
E as pessoas feias pagarão.
Pois somos os eleitos, pelo menos achamos ser
Nossa raça é superior
Pois vou fingir ser daquela cor,
Roberto Campos é o nosso gurú e para sempre seremos liberais
Pra trabalhar, pra viver!
Não me importa se meus filhos não terão educação,
Eles tem que ter dinheiro e visual.

O sonho médio vai, vai te conquistar
Mentalidade de plástico e uma imagem a zelar."

Pamella disse...

amei! isso aí!
:))))))))))))

:) disse...

os homens sempre dizem que preferem inteligência a um par de peitos, ou mesmo que gostam de mulheres de todas as formas, mas acho isso uma grande hipocrisia quando dito pela boca da maioria. Porque, infelizmente, esses mesmos homens que tentam fazer uma média dizendo isso, se contradizem ao estar sempre levando pra cama as mulheres de mais baixo nível, ao estar sempre pegando as mais feias (e não porque quer ou porque a garota é legal, mas simplesmente porque necessita se auto-afirmar como homem e, como não consegue mulheres bonitas e lindas -não necessariamente que siga o padrão imposto pela mídia, acaba ficando só com as mais feias e acabadas). Homens esse que, mais uma vez, se contradizem quando chegam pro amigo e os criticam por também pegarem mulheres feias, ou mesmo quando não namoram ou têm algum envolvimento maior com aquelas que estão longe de serem elogiadas fisicamente pelos demais. A maioria dos homens falam, falam, falam e falam, mas... só falam. Muitos deles são hipócritas.