segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Se você é jovem ainda...

"A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes."

Lidar com um tema tão amplo sem pensar um pouco só pode dar em uma coisa: Verborragia e falta de nexo. Mas se não for assim, vou enrolar de novo e esse post não sai nunca.
O fato é que a juventude me irrita e me fascina, como quase tudo. Odeio do fundo do meu coração essa playboyzada alienada de merda, e também os revoltadinhos fãs da banda emo do momento. Se acham muito diferentes, no fundo são todos iguais, e não suporto todos eles.

Lógico, existem jovens conscientes, mas me parece que a maioria não tem a menor noção do que acontece fora de seus apartamentos. "Vou tomar um ácido e mudar o mundo", dã. Reclamar sentado no sofá sem fazer nada deveria ser uma atitude de velho... mas vejo muito "jovem" que só sabe fazer isso. Talvez eu mesma seja um deles!

Sentada aqui nesse computador, pensando em como o mundo está uma merda... e o que eu faço de efetivo/impactante para mudar a realidade? Acho que porra nenhuma além de tentar influenciar um pouco quem convive comigo a ser mais "esclarecido" (dentro da minha noção do que é ser isso). Agora, será que ter 20 e tantos anos é sinônimo de juventude? Tenho amigos muito velhos dessa idade.

"Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda... amanhã velho será, velho será, velho será! A menos que o coração, que o coração sustente... a juventude, que nunca morrerá!" Era assim? Ah, que saudade do Chaves! De qualquer forma, o que de melhor tem a juventude é a transgressão, o aprendizado, e isso não tem idade. É preciso estar sempre pronto pra aprender e cheio de disposição, pois quem já sabe tudo, já pode morrer... e tem muito pirralho aí achando que já amou tudo que tinha pra amar, que já leu demais, que já viveu grandes coisas... vendo o mundo com olhos cansados, mas com apenas 20 anos! Ô ilusão, ô miopia!

Não sei se no resto do mundo é assim, mas no Brasil temos um culto à juventude muito forte, principalmente quando o assunto é o físico... tolice! Não vou dizer aqui que acho que os velhos são sábios e devem ser escutados, porque já escutei muito velho falando merda, cheio de preconceitos banais. Creio que todas as fases tem seus lado prós e contras, e que é preciso aceitar cada uma delas... mantendo o frescor.

Minha vó é mais jovem que meu pai... e mais sábia também.


Próximo tema: Imagem e padrões de beleza

Nenhum comentário: