quinta-feira, 13 de novembro de 2008

"Obama, E aí?" (nos EUA)

Primeiro de tudo quero agradecer ao convite do Zambrone pra escrever no Blog. Obrigada por confiar o post a mim, afinal, sou estudante de administração, entenda, escrever não é o meu forte. Porém, entendo que como uma brasileira que está aqui na Terra do Tio Sam, não devo negar um pedido sobre a situação por aqui. Então começamos, Obama, e aí?

A princípio, as pessoas não pareciam muito ligadas ou preocupadas com a eleição, nem mesmo com a crise econômica. Um único professor, de finanças por sinal, se limitava de vez enquando em tocar no assunto, mas muito brevemente. Fora isso, é como se nada estivesse acontecendo. Porém, por outro lado, desde o início do período, o campus estava lotado de jovens voluntários para que os alunos se registrassem e votassem, todos eles explicando a importância do voto universitário (já que aqui, vota quem quer).

No dia da eleição e no dia anterior, as pessoas começaram a se manifestar, dizendo: "Aí, não esquecam de votar hein!! OBAMA!!" Os professores começavam as aulas "E aí? Já votaram? Obama, gente, Obama!!" E quando saiu o resultado por volta das 6h ou 7h da noite aqui, pessoas gritavam OBAMA pelo condomínio, a sala de TV daqui (eu moro no dormitório, então a maior parte das pessoas são como eu, não têm TV) ficou lotada de gente assistindo a apuração e vendo os flashes da campanha e esperando o discurso tanto do Obama, quanto do McCain.

E isso rolou até tarde. Uma amiga brasileira que também está aqui, contou que o professor dela, parou a aula pra ver o discurso. E as pessoas vibravam com o resultado. Todos acreditando na mudança. Dizendo, "Yes, we can!". Na minha visão por aqui, achei todos muito mais engajados que as pessoas que conheço no Brasil.

Você podia ver nas pessoas como elas acreditam que o Obama pode mudar a tragetória que o Bush seguiu. Elas depositam uma esperança enorme no novo presidente. Que uns dizem que será um socialista, outros, que será o presidente da classe média, cortando taxas pra aqueles que realmente precisam. O fato é que ele fez uma campanha com muito dinheiro, e digo muito mesmo. 30 minutos de propaganda no horário nobre em praticamente todos os canais daqui, não é pra qualquer um.



Sei que todos depositam toda a confiança nele. Só espero também, que todo esse dinheiro envolvido no marketing da campanha, não tenha exagerado demais a expectativa das pessoas, e que pelo menos faça um bom trabalho, tanto pra economia mundial quanto pra população que está em guerra por causa desse país.

Aos leitores eu peço desculpas, mas não sou uma pessoa muito engajada com política, então me falta um pouco de conhecimento sobre as propostas dele. Mas demonstrando como as pessoas se sentem aqui, o que elas querem e buscam, espero ter demonstrado o que esperamos do Obama como presidente desse país enorme, que tem muitos defeitos que são exaltados pelos estereótipos, mas também, tem muitas pessoas simpáticas, de bem e que se revoltam com a política atual.

-------------------------------------------------------------------------------

(Próximo tema continua)

Próximo Tema: Narrativa projetando algo que não gosta na tua mãe ou em qualquer um (vamos viajar um pouco)

Nenhum comentário: