sexta-feira, 12 de março de 2010

oxelfeRefluxo

O criador do conto da Branca de Neve era complexado por espelhos assim como vários criadores de filmes de terror e de suspense ('A Chave Mestra', 'Espelhos do Medo', por exemplo). O espelho é o próprio mito da mentira verdadeira. Você enxerga a verdade e a mentira ao mesmo tempo. O seu exterior 'lindo' pode não condizer com seu interior 'feio' e vice-versa.

Costumo achar que o verdadeiro trunfo da pessoa bonita é o olhar. Nem o cabelo, nem o sorriso, nem a boca, nem o próprio olho. O olhar não tem feiura, nem beleza. Tem magia. Uma pessoa que sabe usar o olhar desbanca muitas vezes quem se faz pro espelho a hipocrisia do dia-a-dia (não me excluo).

Como disse no título, o espelho pode ser um reflexo do refluxo de si mesmo, ou seja, o vai e vem de julgamentos próprios e do 'senso comum' que você pertence. Todos os traumas que acumulou, todas aquelas piadinhas que aguentou algum dia no colégio ou seja lá onde for. Traumas do tipo:

"Tem espelho em casa, não?"

No próximo dia a pessoa deboxada irá (com quase toda a certeza) mais arrumado do que o dia anterior. É uma guerrinha de egos que visa 'embelezar' a nossa querida espécie humana baseada no padrão grego de beleza. Aliás, o padrão de beleza é igual a qualquer outro padrão: uma merda, um atraso, retrógrado por natureza. Não falo isso por me achar feio, falo pelos padrões de comportamento, padrões de olhares, de empresas, de condutas ou seja lá qual outro padrão.

O ser humano tende a expelir qualquer coisa nova/diferente que apareça, naturalmente. Voltando ao padrão de beleza, cansei de paquerar meninas na escola que os meus amigos diziam não serem bonitas. Desde então, descobri que sou aberto a belezas diferentes. Como disse, gosto do brilho do olhar, do charme, da particularidade.

Aposto que muitos de vocês, porque eu também sou maluco, brincaram muito no espelho fingindo ser você mesmo para outra pessoa. Até para saber se você anda atuando bem, ou tá mandando 'mal' na sua empreitada. Seja de amizade, seja na paquera. Isso pra não falar do espelho de motel...

Espelho, espelho meu. Existe alguém mais _________ do que eu?

Somos da tribo sonacirema sod.

Próximo Tema: Solidão

Um comentário:

Renata Fontanetto. disse...

aplaudo até plantando bananeira dentro d'água.
táducaralhoporra.