sábado, 6 de março de 2010

Meu tabu é pessoal

Depois de mais de 1 ano sem postar aqui no Línguas Presas (que de presas não tem nada), fiquei pensando por quase 40 minutos sobre o tema em questão. Quais são os tabus de hoje em dia, onde quase tudo é normal e aceitável? Sexo a três? Sexo em grupo? Troca de casais? Drogas? Traição? Ter AIDs? É mais fácil falar dos tabus que foram derrubados: a mulher independente, os homossexuais conquistando seu espaço... Mas o tabu também é pessoal. Não é mais apenas a sociedade que impõe. Cada um tem suas limitações, seus medos, seus prazeres, e cada um enfrenta isso da forma que achar mais conveniente, ou então nem enfrenta. Cada um, por conta do meio em que viveu e cresceu, considera determinada coisa certa ou errada, proibida ou não. Cada um tem o direito de questionar, quebrar as regras e experimentar tudo pra depois julgar, mas nem todos o fazem, e aí preferem continuar acreditando que aquilo é ruim, errado ou prejudicial só porque alguém impôs isso.

"O termo tabu tem um significado muito extenso, mas, em geral, significa que uma coisa é proibida. O significado de tabu ramifica-se em duas direções opostas: por um lado significa consagrado, sagrado, por outro, significa misterioso, perigoso, proibido e imundo" (Wikipedia)

É um tabu falar dos tabus que se quebra. Não é fácil pra todo mundo admitir que se faz algo "errado", incomum, ou fora da lei. Especialmente se teve uma educação extremamente rígida e uma família muito conservadora, como é o meu caso. Mesmo numa sociedade um pouco mais liberal, somos sempre pré-julgados. Sempre me senti na obrigação de me reservar e me resguardar, principalmente por respeito aos meus pais e medo de decepcioná-los. Só depois de muito tempo quebrei o velho tabu social de que sexo só existe com amor e com namorado. Mesmo numa realidade onde hoje é praticamente comum quase todos fumarem maconha, só aos 20 anos quebrei esse tabu pessoal e social; e me sinto sempre errada todas as poucas vezes que fumo um (e talvez eu esteja mesmo). Drogas, de uma forma geral, são um tabu pra mim. Assim como quase tudo que envolve sexualidade. Se eu quiser transar com outras duas pessoas, e não quiser contar pra ninguém, não vou nem correr o risco de ter minha imagem denegrida (uma preocupação prévia de muita gente antes de pensar em quebrar algum tabu social). Mas me sentiria suja, com certeza.

Meus tabus são todos pessoais. Todo mundo tem o direito de ser livre. Se eu quiser fumar, eu fumo. Se eu quiser beber, eu bebo. Se eu quiser quebrar todos os tabus que a sociedade me impõe, eu quebro, e quebro às escondidas. Mas quando se tem um tabu pessoal, mesmo que ele já nem seja mais social, e mesmo que você o quebre às escondidas, não adianta: o corpo estremece, o coração aperta, a consciência pesa. Bob Marley já dizia, "Se você obedece todas as regras acaba perdendo a diversão", e eu até concordo... Mas tudo que é proibido só é mais gostoso se VOCÊ não tem medo, insegurança, e preconceito daquele tabu que você está quebrando.

Próximo tema: Agressões verbais

Nenhum comentário: