quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quais cores?

Quando eu era criança meu avô tinha uma caixa de fotografias antigas. E eu sempre me perguntava se na época que ele era jovem o mundo era realmente daquela cor. Engraçado, depois que cresci me convenci de que era colorido. Só que agora a dúvida reapareceu!

O que são as cores? Ondas de luz branca com comprimentos diferentes? Não sei.
Eu não via as cores nas fotos. Como posso garantir que elas estavam lá? Simplesmente, não posso! Eu nem sei se as cores existem mesmo. Não posso nem ao menos tocar num arco-íris.

Cores não são palpáveis. São visíveis e eu não confio muito nos meus olhos.
Tá ai, e se meus amarelos forem vermelhos e meu azuis, verdes? Meu pai é daltônico. E eu me divirto quando ele fala que gostou de uma camisa marrom, quando na verdade ela é vermelha. Mas será possível que seja eu a enxergar errado?

Minha cabeça está muito confusa agora! O meu roxo pode ser diferente do seu. E nunca vamos saber disso. Porque aprendemos que a planta é verde e o sol, amarelo, mas eu posso ver a planta da cor que você vê o sol.

Bom, a física explica tudo isso. Mas, sinceramente, eu não sei se acredito muito nessa história doida de ótica. Se eu não posso enxergar com os olhos e com o cérebro de outra pessoa, como vou saber se ela vê a mesma coisa que eu?


Próximo tema: calendário!

Nenhum comentário: