domingo, 14 de setembro de 2008

Passado, presente e futuro










Já dizia a frase clichê de que é preciso viver a vida intensamente, cada minuto como se fosse o último. Amor próprio, amor pelo próximo, coragem, astúcia, audácia, ousadia, inteligência, erros, acertos, reciprocidade, sinceridade. Quando vivemos a vida bem e assim, passam a existir momentos para serem muito bem guardados e lembranças para serem lembradas.

Estamos nesta vida para errar e acertar. Erramos no passado, e se formos inteligentes o bastante, mudamos para melhorar o nosso presente e futuro. Adoramos planejar; nos imaginamos profissionalmente bem e realizados; imaginamos quantos filhos ou qual marido/mulher teremos, se vamos casar na Igreja ou se vamos usar o dinheiro para investir em uma casa bem bonita; se vamos trabalhar com o que gostamos mesmo, ou com o que nos trará mais estabilidade. Planejar e sonhar faz parte da vida. Criar expectativas e ser egoísta, mais ainda.

Antoine de Saint-Exurpéry dizia que quando andamos sempre para frente, não podemos mesmo ir muito longe. E realmente não há como planejar seu futuro se você não tiver tido alguma decepção ou algo maravilhoso no passado. Não há como acertar se você não tiver errado, não há como você lembrar nem recordar se você não tiver vivido bem ou mal. Vivemos o presente, fazendo comparações com o que você lembra de bom do seu passado, querendo que ele seja mil vezes melhor; e planejamos o futuro para que ele seja melhor que o seu presente.

Shakespeare já dizia que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão; outros dizem que quem vive de passado é museu. E concordo com as duas frases. Acredito que não podemos viver pensando apenas no futuro, nem lembrando apenas do passado. São dois tempos que caminham SEMPRE juntos com o presente. Este sim é o tempo que devemos nos preocupar e viver intensamente.

Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito: um se chama ONTEM e o outro se chama AMANHÃ. Portando, HOJE é o dia certo para acreditar, fazer, viver e amar. (Dalai Lama)


PRÓXIMO TEMA: Razão x Emoção

Nenhum comentário: