quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O holofote quer brilhar em você.

"Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
Frequenta agora as festas do 'Grand Monde'"
(Cazuza, Ideologia)

O que são as mentes ousadas de hoje? Resquícios do que a geração jovem, um dia, já foi? Quantas vezes essas palavras foram proferidas: "Cadê a voz doz jovens dessa nossa sociedade? Por que tão quietos? Por que tão acomodados?"

Penso que acomodados é a palavra que caracteriza a grande maioria. Afinal, o mundo pode enfrentar o apocalipse: ainda restam os queridinhos dos ipods que fazem um brinde à alienação e mascareiam a verdade (santo fone de ouvido que isola o mundo lá fora!). Por que enfrentar a verdade de frente, quando temos sites de relacionamento e msn que escondem o nosso verdadeiro eu? Sair de casa? Justiça? Mundo melhor? Meio ambiente? NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO! Eu quero o meu sofá!

Eu quero a minha mãe.
Eu quero agradecer a ela por brigar comigo quando fico horas em frente ao computador. O mundo lá fora existe, não é tão pequeno quanto parece e ele está des-mo-ro-nan-do.
Já fui em passeatas reivindicar a permanência do Passe Livre (Palavras ainda ecoam daquele dia: "O dinheiro do meu pai não é capim, eu quero passe livre sim!"); já fui às ruas do Centro com o pessoal do Pedro II da tijuca, que juntava com o CEFET e, chegando lá, encontrávamos os alunos da unidade Humaitá e Centro. Nós paramos o metrô em outras passeatas. Nós fechamos ruas, trânsito e recebemos vaias. Opa! Vaias?!?! Quer dizer então que quando ficamos quietos recebemos vaias e quando soltamos o verbo recebemos... vaias também? ¬¬
Mas pelo menos eu não fiquei quieta: eu fiz barulho! Lutei contra algo que não prejudicava só a mim e que beneficiava os altos escalões da sociedade - aqueles que estão pouco se fudendo pro resto do mundo e fazem com ele o que bem entendem.

Liberte a indignação que existe dentro de você. Não se cale.
Esse post é uma homenagem ao meu colégio, que me ensinou a ver o mundo diferentemente da maioria. Obrigado Pedro II.
E é também uma homenagem aos que disseram um Não ao silêncio.

1. Manifestação na Conferência das Partes (COP15 - Copenhagen)
2. Passeata organizada quando a prova do ENEM vazou
3. Manifestação em Brasília contra o escândalo do governador Arruda
4. Passeata contra a visita do presidente do Irã ao Brasil





Próximo tema: UPP's

Nenhum comentário: