quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Paz

Guerra.
Quando penso em guerra penso na Rádio Cidade, 102,9. Rádio que não existe mais. Lembro porque era uma rádio que gostava fazia versões de músicas. Tem uma versão da música 'A Canção do Senhor da Guerra' da Legião Urbana. Era a época da invasão do Iraque pelo Bush filho. Acho que a música define bem a Guerra.



Destaco a parte que Arnaldo Antunes ressalta que nada justifica a Guerra. E uma rádio concorrente tinha uma música falando que para fazer a Paz faria Guerra. Não é a Paz que todos buscam? Então sempre haverá Guerra. Na verdade o tema é sobre a Guerra. Guerra são tantas. Essa mesmo da Palaestina e Israel.

Lá tem: o muro das lamentações (judeu) 1km para o sudeste tem o Santo Sepulcro (católico) e mais 500 metros uma esplanada de Mesquitas (não me recordo agora qual o fato de Maomé tem por lá). Nessa mesma região os católicos fizeram uma baita Guerra conhecida como Cruzadas! Não é chamado de Guerra. Mas acho que a Igreja Católica (Igreja, não a religião) seria uma batalha muito mais complicada do que com o Hamas. Isso se liga com o fato dos EUA, e seu congresso que muitos dizem ser repletos de judeus, não ir contra Israel. Vamos ver o que o Obama tem a dizer, o presidente, não o Bin Laden. Só que isso é outro ponto.

A questão é que a região é Santa e diferentes grupos querem o mesmo pedaço. Como também outras guerras. A do Iraque é mais para o lado econômico. Esse tipo de Guerra creio ser menos cruel. Veja o Japão. Levou duas bombas atômicas dos EUA. Hoje o Japão só é o que é tecnologicamente porque os EUA investiram e muito nele. Isso foi o que não aconteceu no final da Segunda Guerra, quando os americanos não concordam com o Tratado de Versalhes que resulta em grandes perdas para a Alemanha. E essa humilhação é a arma de Hitler para que seja amado pelo povo, quase como uma religião. Voltamos para os judeus...

As Guerras ocorrem em todo lugar, com qualquer espécie. Mesmo com árvores em busca da luz solar! A diferença é que o homem pensa, ou deveria pensar. E como quero falar da Paz vou dar as notícias do momento: vários africanos são ajudados anualmente por forças voluntárias sérias! Muito se ganha pelo direito à vida em vários locais do mundo. Mas o que vende é a destruição. A PAZ não se vende! Problema é de quem compra e de quem quer vender. Já que não é só o mercado que faz o produto. O produto cria mercado!

Chopin viveu na Europa pós Revolução Francesa/Napoleão, quando haviam várias guerras entre o Absolutismo dos Reis, o Socialismo dos Operários e a Liberdade dos Burgueses. E essa música, pelo título, é relacionada à Guerra.




Muita PAZ a todos.

Fabrício
--------

Próximo Tema: A Diferença

Nenhum comentário: